sábado, 16 de novembro de 2013

EDIÇÃO 019 SABADO DIA 16/11/2013

Garça tem semana de combate à dengue entre 18 e 23 de novembro  

A Secretaria Municipal da Saúde e a Vigilância Sanitária realizam, de 18 a 23 de novembro, a Semana Nacional de Combate à Dengue em Garça. A ação segue as diretrizes do Ministério da Saúde e visa ampliar a conscientização da população sobre a dengue e a respeito das formas efetivas de combater a doença. As UBSs (Unidades Básicas de Saúde) irão efetuar programações específicas para ressaltar o tema. Cada Unidade ficou livre para escolher o tipo de atividade a ser realizada, sendo que essas ações poderão ser palestras, entregas de panfletos, explicações na acolhida, entre muitas outras.

A Vigilância Sanitária lembra que o período atual é propício para a propagação da doença. As altas temperaturas somadas às chuvas dão condições ideais de desenvolvimento do mosquito Aedes aegypit, transmissor da dengue.
Além disso, o "Índice de Breteau", que é um indicador que define a quantidade do inseto transmissor da doença em fase de desenvolvimento encontrada em determinada região, segue alto na cidade, acima do preconizado pela Organização Mundial da Saúde como uma faixa de tranqüilidade.
A melhor e mais eficiente forma de conter a dengue é a eliminação dos locais que podem se tornar criadouros do mosquito. É importante lembrar que o acumulo de água, mesmo que de um volume mínimo, pode ser suficiente para o desenvolvimento do Aedes aegypit.
O maior problema observado em Garça é em relação aos materiais inservíveis, que muitas vezes são descartados de maneira inadequada. Artigos velhos e não utilizados e que, em muitos casos, são jogados em quintais ou terrenos baldios podem se tornar locais ideais para o desenvolvimento do mosquito, aumentando, assim, o risco do aparecimento da doença. Diante disso, a orientação da Vigilância é a limpeza periódica desses locais.
Além disso, até mesmo dentro de casa é necessário observar alguns cuidados. Os modelos de geladeiras que contam com recipientes externos de água, por exemplo, devem ser limpos constantemente. As piscinas também devem passar por limpezas periódicas, assim como as calhas e a água oferecida aos animais domésticos deve ser trocada diariamente.


Hoje o Nikkey Clube de Garça realizará seu tradicional bon-odori.  

A festa estará comemorando os 105 anos da Imigração Japonesa, ocorrerá na sede do clube na rua Tiradentes 716 em vila rebelo a partir das 18 hs. O evento é aberto ao público com entrada franca e vários atrativos estão sendo  programados, como a exposição e venda de orquídeas do Orquidário Portal das Orquídeas onde informou, que nessa época as orquídeas estarão muito bonitas, o Bonsai Damião da cidade de Marília estará presente mostrando a beleza desta cultura japonesa muito apreciada pelos brasileiros, haverá vendas de mudas de maçãs e pêras preparadas para o clima de nossa região.

Na parte da gastronomia o yakissoba, rolinho primavera, frango xadrez, guioza Chen, tempurá, pastel, sushi, manjú e doces japoneses, espetinhos, batata frita, espeto de morango, crepe suiço, cestinha de morango, maçã do amor e artesanatos estarão sendo comercializados. Associação Okinawa de Marília estará presente com seu belo e tradicional Grupo de Taikô abrilhantando a festa.  A atração principal ficará por conta da dança do bon-odori, e muitas músicas estão  sendo preparadas para que todos os presentes possam dançar, pois o bon-odori não é uma apresentação e sim um tipo dança japonesa para as pessoas se confraternizarem e comemorem os bons momentos da vida.

 ESPORTES
 Palmeiras é campeão da Série B

PARABÉNS PALMEIRAS BI - SERIE B

Após vaias no acesso, Verdão agradece apoio da torcida em título

Gilson Kleina elogia palmeirenses após vitória sobre o Boa Esporte, neste sábado, no Pacaembu. Reação das arquibancadas é mais amistosa e festiva

 

faixa Palmeiras x Boa Esporte (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário